29 de mar. de 2009

ANARTE/PI - Posse da Gestão 2009-2011

Somos professores de Arte e para nós esta disciplina tem conteúdo próprio, é conhecimento culturalmente vivenciado e aprendido de forma crítico/reflexiva. Acreditamos na arte como potencial crítico, não satisfazendo ao profissional docente a idéia de “organizador de eventos” ou do ensino de arte como adorno. Fomos formados, ou melhor, estamos nos formando permanentemente no cotidiano da sala de aula e em nossas pesquisas para contribuir na construção de uma educação que desperte sujeitos para o conhecimento artístico não ingênuo e sim pautado no cotidiano local e global. Por isso o Ensino da Arte atual quer despertar para os questionamentos de paradigmas sociais, culturais etc. Nosso símbolo revela esta preocupação: são dois sinais de interrogação que rompem a figura geométrica do quadrado – conhecido também como um elemento da linguagem visual que dá forma a superfície e ao espaço composicional – onde estes sinais se entrelaçam dando a idéia de identidades/alteridades em permanente diálogo dentro de suas diferenças e similaridades. A Associação Nordestina de Arte-Educadores – ANARTE/PI – é uma instituição sem fins econômicos que se propõe, no biênio 2009/2010, trabalhar alguns pontos chaves, são eles: a discussão e possível mudança da sua nomenclatura com seu estatuto e a construção de seu código de ética para efetivação como lei estadual; a questão da pesquisa docente em arte; o conhecimento artístico crítico como conteúdo na sala de aula e o fortalecimento dos vínculos entre os professores de arte do Estado do Piauí, na busca da participação de representantes dos diversos municípios desta unidade federativa. A ANARTE/PI foi fundada legalmente no dia 22 de agosto de 2002, mas seus antecedentes remontam a luta conhecida como a politização dos arte-educadores no Brasil em meados dos anos de 1980. No Piauí, a partir de 1995 houve uma tentativa de criação desta entidade que foi precocemente deixada de lado. Já nos anos de 1999, 2000 e 2001, o Grupo de Estudos dos Acadêmicos de Educação Artísticas coordenado por representantes do Centro Acadêmico de Arte da Universidade Federal do Piauí, organizou encontros denominados de EGEAS (Encontros do Grupo de Estudos dos Acadêmicos de Educação Artísticas) onde o debate crítico/reflexivo sobre o ensino de arte no Piauí intensificou-se e ganhou força para a retomada e formação de fato da ANARTE/PI em 2002. De lá para cá foram expedidos documentos e um protesto em prol da valorização do profissional docente em arte; organizados encontros chamados círculo e ciclo de debates com intuito de fortalecer o movimento dos e das arte-educadores/as e do ensino de arte contemporâneo.

Francilene Brito e Roseane Serra
Presidentes ANARTE-PI






* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FESTA DA POSSE - 28 DE MARÇO DE 2009

SALA MADRE ESCOBAR - CCEPLAR - TERESINA - PI




Diretoria - Gestão 2009-2011

Adicionar imagem



Abertura: Vagner Ribeiro (Grupo Valor de PI)


*Jeferson Xavier - Cerimonialista*

* Mesa de Abertura*

- Profª Mestra Lúcia de Fátima Silva e Couto (Docente UFPI
- Prof° Doutor Odailton Aragão (Docente UFPI)
- Kedma Mara (Representante SEMEC)
- Antônio Vagner Ribeiro ( Representante FCMC)
-
Francilene Brito (Presidente ANARTE/PI - Gestão 2009-2011)


Ioneide Santos do Nascimento (Presidente ANARTE/PI - Gestão: 2007-2009)

Entrega de Placa Honra ao Mérito por Carla Teresa à nossa amiga Ioneide pela paciência e perseverança e dias dedicados a esta Associação, Obrigada!

Francilene Brito - Palestra: Histórico da Anarte/PI.





E o final.. um ótimo lanche entre amigos....

2 comentários:

  1. Espero que a unidade que nosso grupo conquistou continue assim sempre! Parabéns a todos que fazem parte dessa maravilhosa associação.

    ResponderExcluir